quinta-feira, 15 de julho de 2010

Quem vai ganhar o Oscar de melhor ator?

Quem vai ganhar o Oscar de melhor ator?
Postado em 7 de março de 2010, às 12:00

A premiação para o Oscar de melhor ator está muito difícil de adivinhar. E isso porque os filmes deste ano ofereceram excelentes papéis masculinos.
Jeffrey Bridges é apontado como o favorito por alguns desde que ganhou o Globo de Ouro que, às vezes, antecipa o resultado do Oscar.
Em "Coração louco" há uma oportunidade para esse ator de tantos bons filmes, e nunca premiado, mostrar com talento a capacidade de recuperação de seu personagem, um cantor de música "country" decadente e alcoólatra.
Dizem que a Academia, que conta com 5.777 votantes, adora premiar esse tipo de papel, se bem que no ano passado isso não funcionou para Mickey Rourke em “O lutador”.
Outro que buscou um papel sob medida para o Oscar foi o galã bonitinho George Clooney. Em “Amor sem escalas”* ele tem a chance de brilhar na pele do antipático e frio executivo que demite pessoas como quem faz um favor ao desempregado.
Clooney já ganhou um Oscar como ator coadjuvante em 2005 por “Siriana”.
Morgan Freeman é o único da lista que já foi indicado duas vezes como melhor ator por “Conduzindo Miss Daisy” em 1989 e “Um sonho de liberdade” em 1994. Não levou e seu único Oscar foi como ator coadjuvante em “Menina de ouro” em 2005.
Se ganhar nesse ano o Oscar de melhor ator será também uma vitória para Clint Eastwood que teve seu filme “Invictus”** excluído da lista dos melhores do ano.
Morgan Freeman criou um Nelson Mandela para ficar na história do cinema, comovendo e inspirando plateias no mundo inteiro. É um forte concorrente ao Oscar de melhor ator do ano. Torço por ele.
Correndo por fora tem Colin Firth em sua primeira indicação ao Oscar. Lembremos que ele ganhou o Bafta inglês e o prêmio de melhor ator no Festival de Cannes.
Dirigido por Tom Ford em “Direito de amar”, incarna o professor mais velho que perde o companheiro e passa por um doloroso processo de luto. Comove e transpira dignidade. Também pode surpreender e levar o Oscar.
Finalmente tem no páreo Jeremy Renner, o “especialista” do filme “Guerra ao terror”***, de Katryn Bigelow, que pode ser que leve mais prêmios para casa do que qualquer outro diretor na cerimônia de amanhã.
Como viram, está mesmo difícil de dar um palpite. Mas quem quer que ganhe o Oscar de melhor ator vai brilhar em um grupo seleto de atores de primeiríssimo time.

Nenhum comentário:

Postar um comentário