terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Na Terra de Amor e Ódio




“Na Terra de Amor e Ódio”- “In the Land of Blood and Honey” Estados Unidos, 2011
Direção: Angelina Jolie


Angelina Jolie é daquelas raras mulheres que tem tudo. Boa atriz, linda, rica, bem amada e generosa, ela também é inteligente, sensível e tem espírito humanitário. Essa mulher invejada se compadece dos que sofrem.
Seu primeiro longa, escrito, dirigido e produzido por ela, “Na Terra de Amor e Ódio”, é surpreendente e corajoso. Conta a história de um romance que acontece no cenário de uma das mais terríveis guerras do século XX. A guerra da Bósnia, que começou em 1992 e foi até final de 1995, é considerada o mais mortal conflito na Europa desde a Segunda Guerra.
Os números dessa guerra são impressionantes. Entre 100.000 e 110.000 pessoas foram mortas. Mais de 2.5 milhões tornaram-se refugiados porque um em cada dois bósnios foi obrigado a abandonar a sua casa. Durante a guerra 50.000 mulheres bósnias foram violentadas, o que levou a violência sexual a ser considerada um crime contra a humanidade, pela primeira vez no direito internacional. O cerco a Sarajevo foi o mais longo da história moderna.
Por três anos e meio, a comunidade internacional deixou de intervir e acabar com a guerra. Havia uma discussão sobre se era uma guerra civil ou internacional.
E pensar que antes dessa guerra cruenta, a República da Bósnia- Herzegovinia fazia parte de um dos países mais diversificados do ponto de vista étnico e religioso de toda a Europa, a Iugoslávia. Lá, viviam em harmonia, muçulmanos, sérvios e croatas.
Mas a guerra, insuflada pelos países vizinhos da Bósnia, a Sérvia e a Croácia, depois da declaração de sua independência em 1992, fez aflorar os piores instintos nos homens. Depois da guerra, nas negociações de paz, a CIA considerou as forças do exército sérvio como responsável por 90% dos crimes cometidos durante o conflito.
Angelina Jolie começa a contar a história de seus personagens um pouco antes da guerra. Num bar, a bela morena muçulmana Ayla, que é pintora, se encontra com Danijel, filho de um general sérvio. Flertam, dançam e cantam alegres, até que o estrondo de uma bomba introduz o horror, a morte e o sangue na vida de todos.
A partir daí o romance deles vai enfrentar obstáculos insuportáveis. Ela é levada, com outras mulheres, como prisioneira, para servir de escrava sexual no quartel das forças sérvias. Danijel tenta protegê-la mas o ódio antigo dos sérvios aos muçulmanos vai selar o destino daquele amor.
Angelina Jolie filmou na Hungria e na Bósnia- Herzegovinia. “Na Terra de Amor e Ódio” é falado em servo-croata e os ótimos atores são todos nascidos na região, inclusive o par principal formado por Zana Marganovic e Goran Kostic.
A fotografia é austera e a música é usada de maneira sensível e comedida. Gabriel Yared, o compositor e pianista, pontua cenas com temas minimalistas.
A diretora e roteirista foi indicada ao Globo de Ouro no ano passado e apresentou seu filme no Festival de Berlim. Diz ela:
“- Esse filme poderia ser sobre qualquer guerra... mas escolhi esse conflito por ser muito recente e ainda não totalmente compreendido.”
“Na Terra de Amor e Ódio” é um alerta sobre o rancor e a vontade de dominar com crueldade aqueles que são considerados os inimigos que, de tempos em tempos, desperta no coração dos homens.
Sensível e dramático na medida certa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário