domingo, 17 de novembro de 2013

Trem Noturno para Lisboa


“Trem Noturno para Lisboa”- “Night Train to Lisbon”, Alemanha, 2013
Direção: Bille August

Um livro pode mudar a vida de alguém?
Depende. No caso do professor Raimund Gregorius (Jeremy Irons, convincente), ele tem um encontro marcado com o destino, naquela manhã chuvosa e escura, em Berna, Suiça, quando passa pela ponte que era seu caminho até a escola, onde dava aulas de latim.
Vê uma jovem pronta para pular nas águas geladas do rio. Grita e salta sobre ela. Os dois caem no chão molhado.
Sua pasta se abrira e os papéis se espalhavam pela rua. Ele e a mocinha recolhem as folhas levadas pelo vento.
“- Posso ir com você?”, pergunta ela ao professor aturdido.
E os dois seguem até a escola.
“- Sente-se”, diz ele para ela, que tira o casaco vermelho molhado.
Mas enquanto ele distribui os trabalhos dos alunos, ela escapa. Ele sai atrás dela, com o casaco que ela deixara para trás. Procura por algo que identifique a jovem nos bolsos do casaco e encontra um livro escrito em português. “O Ourives das Palavras” era o título, o autor um certo Amadeu de Almeida Prado e fora editado em Lisboa. Um carimbo mostrava o nome de uma livraria conhecida.
Lê uma frase a esmo:
“Se vivemos só uma parte da nossa vida interior, o que acontece com o resto?”
Pensativo, com o livro aberto, o professor caminha até a livraria e fica sabendo que o livro fora vendido a uma moça que procurava livros em português, no dia anterior:
“- Ela sentou-se, leu o livro por uma hora, pagou e saiu aflita”, conta o livreiro.
Quando manuseia o livro, cai de dentro dele uma passagem do trem noturno para Lisboa.
“- E parte em 15 minutos”, nota o dono da livraria.
O professor sai correndo, como se algo muito forte o tomasse e sobe no trem já em movimento, levando o livro e o casaco vermelho da moça.
As palavras do livro tinham mexido tão profundamente com o professor que ele vai andar por Lisboa atrás de pistas que o levem a conhecer a vida do autor.
Quanto mais sabe, mais procura e depara-se com a história da ditadura de Salazar, a resistência e a polícia política, a PIDE, conhecida por sua repressão cruel.
Descobre uma história de amor do passado e talvez uma nova vida no presente.
O livro que foi adaptado para o filme foi escrito por um professor de filosofia da Universidade de Berna, Peter Bieri, que usou o pseudonimo de Pascal Mercier. O livro vendeu mais de dois milhões de exemplares.
Bille August, 65 anos, dinamarquês, foi quem adaptou o livro para o cinema e comandou, com competência, um elenco de grandes nomes: Jeremy Irons, Charlotte Rampling, Bruno Ganz, Mélanie Laurent, Lena Olin e Christopher Lee. Todos ótimos.
Falado em inglês, o filme tem um charme português e Lisboa está linda, com seu casario ao sol, ladeiras estreitas e o Tejo de águas que procuram o mar.
Suspense, política e romance, ingredientes de sucesso, misturados a reflexões filosóficas interessantes, fazem com que o filme “Trem Noturno para Lisboa” seja altamente recomendado para quem gosta de histórias sofisticadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário