sexta-feira, 1 de março de 2013

A Caverna ds Sonhos Esquecidos

“A Caverna dos Sonhos Esquecidos”- “Cave of Forgotten Dreams”, França, Estados Unidos, Alemanha, 2010
Direção: Werner Herzog

Quer fazer uma viagem no tempo? Visitar o homem pré-histórico que habitou a região de Vallon-Pont-D’Arc no sul da França, no vale do rio Ardèche?
Mais. Quer experimentar o que Jean Marie Chauvet e outros dois exploradores sentiram quando, em dezembro de 1994, penetraram num buraco e cavaram até chegar dentro de uma caverna?
A tocha de Chauvet, apontada para as paredes de rocha fez com que ele exclamasse:
“- Eles estiveram aqui!”
Imaginamos a emoção daquele que deu o seu nome à caverna, e seus companheiros, quando viram os desenhos, mais de 400, que enfeitam as paredes em meio às marcas das garras de ursos, principais habitantes do lugar e cujos crânios, enfeitados por cristais brilhantes, jazem no chão atapetado de estalactites e estalagmites, entre pegadas humanas e animais, ossos e restos das tochas dos que penetraram na caverna. Tudo recoberto por um tecido brilhante de água e rocha cristalizada.
Para nosso espanto e maravilha, entramos com o cineasta alemão Werner Herzog, 70 anos (diretor dos conhecidos “Nosferatu” 1979 e “Fitzcarraldo” 1982), pela porta de aço que veda o acesso à caverna.
Sua entrada principal foi selada pelas pedras que caíram durante um terremoto há 25.000 anos. Isso fez com que a caverna se tornasse uma cápsula do tempo, contendo intactas as pinturas ruprestres mais antigas de que se tem notícia, de 30 a 32.000 anos atrás.
É um privilégio, já que turistas não são permitidos aqui. Herzog obteve uma licença especial do governo francês e conseguiu filmar os desenhos, iluminados com três focos de luz e uma pequena máquina 3D, manejada por Peter Zeitlinger.
Herzog e seu pequeno grupo são vistos durante a filmagem andando em fila indiana por uma estreita passarela. É proibido sair desses limites.
As cenas nos comovem e emudecem porque os desenhos realizados com perícia e arte, com pedaços de carvão, estão lá preservados como no dia em que foram feitos.
Cavalos com suas crinas espessas, bisões em manada, enormes mamutes, leões das cavernas sem juba, rinocerontes com longos chifres, ursos, antílopes, alces e um único leopardo, se mostram aos nossos olhos em dimensões e proporções que o artista conseguiu criar aproveitando as reentrâncias e os volumes da rocha.
O que dizer do cavalo que parece relinchar com sua boca aberta? Ou do casal de leões que jaz a um canto com a fêmea roçando seu flanco no macho? E os rinocerontes em luta com seus chifres se batendo e cascos em fúria, projetados para a frente? Ou ainda na rocha que pende do teto ostentando o único desenho de um ser humano, uma Vênus ancestral?
E o que pensar sobre o conjunto de pedras arranjadas como um altar, encimado por um crânio de um urso, em face à entrada da caverna?
E pasmem. Werner Herzog, nosso anfitrião e narrador em “off”, alude a um proto-cinema quando nos mostra as várias patas de um bisão que dão aos nossos olhos a impressão de movimento.
Nas entrevistas com espeleólogos, arqueólogos, antropólogos e outros cientistas que mapeiam e estudam a caverna, há alusão ao nascimento do homem como o conhecemos, o “homo sapiens” que, naquela época, convivia com os Neandertais, que não deixaram nenhuma marca artesanal.
O passado remoto está ali e a alma dos nossos antepassados nos espreita nos traços que deixaram.
“A Caverna dos Sonhos Esquecidos” é um testemunho imperdível da história do homem e uma aula de arte magnífica.

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