segunda-feira, 31 de outubro de 2016

13 Minutos


“13 Minutos”- “Elser”, Alemanha, 2015
Direção: Oliver Hirschbiegel
Um herói anônimo e desconhecido, por muito tempo depois de sua morte, é o personagem central desse filme de Oliver Hirschbiegel, famoso por “A Queda – As Últimas Horas de Hitler” de 2004, com o fantástico ator Bruno Ganz.
Johann Georg Elser (Christian Friedel) é o nome do alemão nascido em 4 de janeiro de 1903 e que morreu em Dachau, executado com um tiro na nuca, em 9 de abril de 1945, dias antes da libertação do campo de concentração pelos aliados. Uma execução cercada de segredo e da qual poucos oficiais nazistas teriam conhecimento.
Mas por que esse carpinteiro e operário alemão, simpatizante do comunismo, foi escondido?
A resposta é simples: vergonha. Como pode ter acontecido de um simples carpinteiro executar tal plano e ainda por cima sozinho, como afirmava? Como poderia Elser, um qualquer, executar um atentado contra a vida de Hitler em novembro de 1939, numa reunião em Munique à qual compareceram Goebbels, Heydrich e Himmler, entre os 3.000 membros do Partido Nacional Socialista presentes?
Isso não fazia sentido para o orgulho nazista. Por isso tentaram conseguir com torturas, as mais cruéis, a confissão de Elser de que não agira sozinho e sim a mando e ajudado pelos Estados Unidos e Inglaterra.
Mas não tiveram sucesso, por mais que se esforçassem e acabaram solucionando o caso à sua maneira. Enforcaram um oficial nazista como o responsável pelo atentado e esperaram para executar o verdadeiro cabeça em sigilo absoluto, para que nenhuma sombra de incompetência pairasse sobre o partido.
A Elser, os nazistas quiseram tirar o mérito e a honra que a História poderia conceder-lhe. Esse homem do povo, que via o que muitos não percebiam ainda, quase conseguiu seu intento e a História teria tomado outros rumos.
Hitler escapou por um triz. A bomba explodiu 13 minutos depois que ele deixou às pressas o local da reunião, devido a um nevoeiro que poderia impedi-lo de sair de Munique, se não se apressasse.
O filme conta o que aconteceu depois do atentado que fez vítimas e em “flashback” faz conhecer a história desse herói pacifista, que deu sua vida pelo bem da humanidade, sem qualquer outro interesse que não fosse o de evitar o que ele pressagiava: a Segunda Guerra e seus 55 milhões de mortos.
“Elser”, o título original do filme, faz vir à luz a vida desse homem amante da música e das mulheres e seu grande amor por Else, que não aconteceu como ele queria, com um final feliz, porque ele colocou o seu projeto de salvar a humanidade do mal que significava Hitler, à frente de sua própria felicidade pessoal.

Um homem raro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário