sábado, 8 de outubro de 2016

No Fim do Túnel


“No Fim do Túnel”- “Al Final del Tunel”, Argentina, Espanha, 2015
Direção: Rodrigo Grande

A chuva e trovões molham e iluminam uma rua onde está uma casa antiga, escondida por um jardim que virou uma pequena selva descuidada.
Ouvimos uma voz de criança dizendo que está brincando com Casimiro:
“- O jantar está pronto!”diz quem parece ser a mãe.
Mas são vozes do passado porque naquela casa habita um homem só. Ele está numa cadeira de rodas. Casimiro, o cão velhinho, dorme numa almofada. Onde estão a menina e sua mãe?
Há um drama na vida de Joaquín (Leonardo Sbaraglia, ótimo), um homem ainda jovem, apesar do cabelo grisalho, bonito e tristíssimo. No porão da casa, ele trabalha no conserto de computadores. O acesso ao porão é através de um elevador para a cadeira de rodas.
Joaquín liga para o veterinário. Preocupa-se com Casimiro, que não consegue andar mais. Que fazer para que ele possa dormir para sempre sem sentir dor? Parece que o dono do cão também quer parar de sofrer.
Vemos que ele injeta o que poderia ser veneno em biscoitos para Casimiro.
Mas a campainha toca e uma mulher jovem e bonita entra casa adentro com sua filha pequena. Berta (Clara Lago) quer alugar o quarto com terraço do segundo andar da casa de Joaquín. Este mostra-se desconcertado e mesmo irritado com a entrada das duas. Fica sabendo que a menina não consegue falar. Ela logo aproxima-se de Casimiro, que mostra os dentes:
“- Ele é muito velhinho. Estranha as pessoas. Cuidado!” avisa Joaquín.
Mas a mãe da menina, falando muito, não dá chance a que Joaquín diga não a seu pedido de instalar-se imediatamente no quarto para alugar.
A intromissão na vida daquele homem recluso causa um certo desconforto também no espectador. Porque a identificação com o personagem é imediata.
Através de Berta, bisbilhoteira, ficamos conhecendo o que provavelmente prendeu Joaquín à cadeira de rodas e a existência de um luto pesado. Ele transpira uma culpa sem perdão.
No jardim selvagem, a moça vê restos de um escorregador e de um carro amassado e queimado. Numa caixa, fotos de Joaquín com uma mulher jovem e uma menina.
O convite para uma surpresa no terraço pega Joaquín desprevenido e ela dança, sensual e bela. Joaquín já se envolveu, contra sua vontade.
Enquanto isso acontece nos três andares da casa, que volta à vida com a presença das inquilinas, algo chama a atenção de Joaquín, que ouve vozes masculinas na casa ao lado. Usa um estetoscópio que cola à parede compartilhada e surpreende-se. Falam dele. Quem são esses homens?
Não é difícil para o espectador juntar o que já sabe ao túnel do título do filme. Mas não espere uma história morna e previsível. Há reviravoltas e acontecimentos inesperados.
Rodrigo Grande, diretor e roteirista, 42 anos, assina um filme de suspense e afetos. Em entrevista, disse que o assunto principal de “No Fim do Túnel” é a culpa:
“É sobre um homem que se reconstrói.”
O cinema argentino, mais uma vez, demonstra que um bom roteiro é a matéria prima de um bom filme. Quando os atores são ótimos e bem dirigidos, fica melhor ainda. Este é o caso de “No Fim do Túnel”, um filme que envolve o espectador de maneira eficaz.



Nenhum comentário:

Postar um comentário