domingo, 17 de fevereiro de 2013

Bafta 2013 - 66a edição



Bafta 2013- 66ª edição

Já foram anunciados os ganhadores do Prêmio Bafta, o Oscar inglês, excelente sinalizador para o que vai acontecer no próximo domingo, 24 de fevereiro em Los Angeles.Isso porque o Bafta tem muito a ver com o Oscar. Muitas vezes os ganhadores foram os mesmos. Aliás, há uma tendência forte esse ano em todos os prêmios, em apontar os mesmos nomes em quase todas as categorias.
E, se isso acontecer, Steven Spielberg vai ver seu nome ser rejeitado mais uma vez e Ben Affleck, com seu “Argo”, levar a melhor. Será?
Depois da vitória no sindicato dos atores e dos produtores e da bela surpresa no Globo de Ouro, Ben Affleck viu seu nome ser consagrado no Bafta 2013, ao ser apontado como o melhor realizador e ganhar o prêmio de melhor filme para “Argo”.
Bela vingança para quem teve seu nome preterido na categoria de melhor diretor no Oscar. Esse prêmio ele não leva mas quem sabe o de melhor filme? E, se levar, vai ser um feito e tanto porque normalmente quem ganha o prêmio de melhor diretor ganha também o de melhor filme. Se bem que há antecedentes como o de 2010, quando Kathryn Bigelow ganhou o prêmio de melhor diretora e o de melhor filme foi para James Cameron, de “Avatar”.
“Argo” foi o grande premiado no Bafta porque ainda levou o de melhor montagem.
“Lincoln” que tinha11 indicações só ganhou o prêmio de melhor ator para Daniel Day Lewis, outro que ganhou todos os prêmios dessa categoria nesse ano. É o quarto prêmio Bafta desse grande ator inglês.
O filme de Ang Lee, “As Aventuras de Pi”, ganhou prêmios que reconheceram sua beleza: melhores efeitos especiais e melhor fotografia.
A maravilhosa Emmanuelle Riva, 85 anos, ganhou merecidamente o prêmio de melhor atriz. E o diretor Michael Haneke foi contemplado com o de melhor filme estrangeiro para sua obra prima, “Amour”.
Anne Hattaway confirmou mais uma vez seu lugar de favorita para todos os prêmios de melhor atriz coadjuvante por sua Fantine de “Os Miseráveis”. E o melhor ator coadjuvante, uma das categorias mais disputadas, foi para Christoph Waltz de “Django Livre” de Tarantino.
Para Quentin Tarantino veio também o prêmio de melhor roteiro original, escrito pelo próprio diretor.
Melhor filme britânico foi para o último 007, “Operação Skyfall” que mereceu também o de melhor música.
Como vocês podem ver, o Bafta coincidiu em quase tudo com o Globo de Ouro. Vai ser o mesmo no Oscar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário