quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Batman, o Cavaleiro das Trevas Ressurge



“Batman, o Cavaleiro das Trevas Ressurge”- “The Dark Knight Rises” Estados Unidos/ Inglaterra 2012
Direção: Christopher Nolan

As primeiras cenas são escuras. Há um lamento que nos invade... É a nota inicial da última parte da impressionante trilogia do diretor Christopher Nolan sobre a mítica figura das histórias em quadrinhos, o Batman.
Mas, quase esquecemos o tom sombrio do começo, como se fosse uma sombra que já passou, porque a história é complexa e exige nossa atenção. O ritmo que Nolan escolhe na narrativa é o de um trem bala. As imagens filmadas em IMAX são grandiosas.
O novo vilão, Banes (Tom Hardy), entra na tela sem apresentação, comandando mercenários. Ele tem uma estranha máscara presa ao rosto e é brutal. Lidera um sequestro incrível e cruel. Pessoas são jogadas de um avião em pleno voo.
Mas, mal dá para registrar tais cenas, porque já nos envolvemos com uma grave acusação que o comissário de polícia (Gary Oldman) joga sobre Batman, que faz sua primeira aparição, em silhueta na noite.
Na mansão do milionário Bruce Wayne, o outro lado do Batman, o mordomo Alfred (Michael Caine, ótimo) que faz as vêzes de um substituto paterno, aconselha seu patrão tristonho a mudar de vida, viajar, espairecer, casar talvez.
Qual o quê... Mais deprimido do que nunca, melancólico mesmo, Bruce Wayne não conseguiu esquecer as perdas que sofreu e vive um luto negro.
Nem a visita de uma Mulher-Gato sedutora, na pele macia de Anne Hattaway, o anima. Mas, pelo menos, ela inspira a única gracinha do filme, tingida, porém, de nostalgia. Olhando o colar que ela acabara de surrupiar de seu cofre, ele diz:
“- Bonito colar... Lembra o de minha mãe.”
Selina é a nota alegre e solitária, em oposição ao soturno Batman. Ela é “sexy” e elegante nos pretinhos que desfila e especialmente provocante na fantasia de couro justa, que revela uma cinturinha de vespa invejável.
Mas as cenas à luz de uma lareira não são com ela. É a rica Miranda (Marion Cotillard) que leva Bruce para o tapete. Porém, a moça terá que se contentar com um erotismo paupérrimo. Dois órfãos que se consolam, nada mais.
Aliás, toda a história é sombria, desesperada mesmo. Todos sofrem à espera do apocalipse. Os cenários mais visitados são os esgotos da cidade. A Batcaverna, que brilha na escuridão, banhada por águas prateadas, é pouco usada.
Gotham é uma Nova Iorque fotografada em tons cinza que sofre com a ameaça de uma crise financeira nunca vista e pior, sua total destruição.
Há um terror kafkaniano que paira sobre todos.
Uma criança, “nascida no inferno”, vai atacar porque foi maltratada e nunca se esqueceu do “Poço”, prisão maldita da qual conseguiu escapar físicamente mas que colou-se em sua mente para sempre.
É claro que as lutas são perfeitas e as perseguições empolgantes com o estreante Morcego, nave supertecnológica que substitue o Batmóvel e tem uma performance estonteante.
Sem falar na Batpod, uma moto futurística que faz tudo parecer antigo e obsoleto. Obras do mago Lucius Fox (Morgan Freeman).
Mas a tristeza impera.
Esse “Cavaleiro das Trevas” traz uma história contemporânea que homenageia a vítima que se imolou para salvar seu mundo.
O tom é melancólico mas a trilogia de Christopher Nolan termina de uma maneira impactante.
Afinal, uma lenda não morre jamais.

Um comentário:

  1. Ponto fraco para a Talia al Ghul de Marion Cotillard (isso é spoiler?), com direito a "momento-parem-tudo-que-vou-explicar-minhas-motivações", além de uma morte estilo Zorra Total - será que foi uma homenagem de Nolan à série sessentista?

    ResponderExcluir