segunda-feira, 30 de maio de 2016

Jogo do Dinheiro


“Jogo do Dinheiro”- “Money Monster”, Estados Unidos, 2016
Direção: Jodie Foster

Nada naquele estúdio de televisão fazia prever que ali iria ocorrer um drama.
Lee Gates (George Clooney), a estrela do show “Money Monster”, prepara-se no camarim, enquanto seus assistentes volteiam em torno dele, um arrumando o cabelo, outro mostrando um creme erótico, o outro dando um recado sobre um jantar. A diretora Patty Fenn (Julia Roberts) aborrecida, vendo que não consegue a atenção dele, diz:
“- Vou estar no seu ouvido”, aludindo ao ponto que liga a sala das imagens com o estúdio de gravação.
O programa ao vivo vai começar e Lee coloca uma cartola dourada para dançar, freneticamente, ao lado de duas bailarinas, um cifrão pendurado no peito.
Ele é um tipo arrogante, faz gracinhas tolas e barulhentas e leva tudo na farra. Só que o assunto é sério: dinheiro e ações. Ele é o guru da Bolsa, dando dicas para quem quer ganhar dinheiro.
O programa rola com Gates indo de um telão para outro. Fala sobre ações de uma companhia chamada Ibis e se jacta de que tem informações da fonte, o braço direito do dono, Diane Lester (Catriona Balte), uma moça bonita, visivelmente constrangida.
“- Por que vocês valorizam tanto esse Dow Jones? Seja macho! Ibis é a ação do milênio!” grita Lee, de maneira debochada para a câmara.
Nesse momento a diretora Patty vê um sujeito com duas caixas, numa das imagens do palco. E, para seu horror, o cara tira um revolver e dá um tiro para cima.
“- Estamos ao vivo? Se tirarem do ar, eu atiro na cabeça dele!”
E arrasta Jones pelo estúdio, mandando ele abrir uma das caixas, de onde sai um colete com explosivos.
Essa é a situação que vai perdurar durante todo o filme. O rapaz, um investidor da Ibis, perdeu todo o seu dinheiro do dia para a noite, seguindo o conselho de Lee e quer saber o porquê. E Lee Jones, vestido com ocolete, está à mercê do rapaz cada vez mais exaltado que se chama Kyle (o ótimo Jack O’Connell) e que tem o detonador na mão.
Patty, através do ponto no ouvido de Lee, tenta colocar um pouco de discernimento na cabeça dele, avisando que tratar esse rapaz com o respeito que ele merece, é a única saída possível. Só ela mantém a cabeça no lugar.
Essa introdução é a melhor coisa do filme e consegue ser muito rápida, tensa e envolvente. O espectador se liga logo na história do pobre investidor que acreditou nas tais dicas do cínico Lee e agora está sem um centavo. Desesperado e disposto a tudo. Não quer seu dinheiro de volta. Quer saber o que foi que aconteceu.
E isso, nem Lee Gates sabe.
O filme, na linha dos últimos que vimos falando da crise de 2008, faz uma denúncia sobre o jornalismo financeiro, os “gurus” da TV, que não sabem do que falam.
A identificação do espectador com a indignação do rapaz, faz do filme, bem dirigido por Jodie Foster, um drama pessoal que todo mundo entende. Kyle é a voz de todos os enganados.
Mas o filme caminha para responder à pergunta de Kyle (quem é o culpado?) e não se aprofunda na crítica ao sistema financeiro. Mesmo que, no finzinho do filme, uma voz que sai de uma imagem na TV avise:
“- Wall Street é um cassino! Eles estão jogando com o dinheiro de vocês!”
“Jogo do Dinheiro” é entretenimento e de boa qualidade, para quem não quer aprofundar questões.



Nenhum comentário:

Postar um comentário