segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Noite do Globo de Ouro 2014


Noite dos Prêmios do Globo de Ouro 2014

Essa é a mais importante premiação antes dos Oscars e isso porque os votantes são os jornalistas estrangeiros, a Hollywood Foreign Press Assocation. A opinião deles vale como se o mundo inteiro opinasse. Representam as plateias que pagam nos países do globo para ver os filmes. E, apesar das indicações muitas vezes coincidirem com as do Oscar, nem sempre os premiados são os mesmos. A Academia tende a ser mais conservadora.
Ontem a festa estava animada. O Oscar é apresentado num palco, enquanto que no Golden Globe os indicados estão em mesas , mais descontraídos. Ou pelo menos mais falantes e as expressões de alguns perdedores e a de todos os vencedores aparece mais nitidamente.
Uma coisa que atrapalha é a divisão entre cinema e televisão. Nem todo mundo segue as séries e os shows indicados. E, no cinema, eles dividem filmes e atores em drama ou comédia/musical. Às vêzes fica bem estranho.
Mas eu gostei de quase todos os resultados.
A melhor canção foi para Bono e o U2. Eu ainda não vi “Mandela- Longo caminho para a liberdade”, por isso não sei dizer se foi justo. Mas eles foram muito aplaudidos e simpáticos. Bono fazia brincadeiras o tempo todo para a câmera da TV. Ficou feliz com o Globo.
Daí foi a vez da garota mais invejada do momento. Jennifer Lawrence num longo branco Dior e brinco de esmeralda, ganhou melhor atriz coadjuvante por “Trapaça”, o maior vencedor da noite porque Amy Adams, de vermelho confirmou a dobradinha com o melhor atriz de filme/comédia. Além do filme ser o premiado como melhor filme/comédia do ano. Não era o meu favorito mas as atrizes realmente estavam ótimas.
Outro filme que eu ainda não vi, “Dallas Buyers Club” levou prêmios para melhor ator coadjuvante e melhor ator/drama. Jared Leto e, finalmente, o ótimo Matthew
McConaughey, que já merecia um prêmio para o seu grande talento.
O melhor roteiro foi para Spike Jonze por “Her – Ela” e o prêmio foi entregue por Emma Thompson fazendo gracinha de sapatos na mão e copo na outra. Uma piada sobre o convite enviado pela primeira dama, Michele Obama, para a festa dos seus 50 anos, sugerindo sapatos cômodos para as mulheres poderem dançar e informando que era melhor comer em casa porque só haveria petiscos. Quem não sabia dessa história ficou intrigado. Logo a Emma!
Um momento emocionante foi quando a bela Laura Dern anunciou o filme “Nebraska” no qual atua o pai dela, um dos indicados a melhor ator, Bruce Dern. Bonito ver essa continuidade de gerações no cinema.
“A Grande Beleza” ganhou melhor filme estrangeiro, merecidíssimo e Paolo Sorrentino foi todo feliz apanhar seu Globo.
Melhor animação foi para “Frozen” da Disney.
Woody Allen ganhou um prêmio honorário, o Cecil B. de Mille e foi homenageado com uma mixagem de cenas dos 40 filmes dele. Mas o mais tocante foi Diane Keaton, que recebeu o Globo por ele, cantar uma musiquinha sobre a amizade, que é o que a liga há tanto tempo com o diretor.
Woody Allen que fez um dos grandes filmes do ano, como sempre foi esquecido mas Cate Blanchett, linda em rendas negras e brincos de brilhantes, foi a melhor atriz/ drama com sua interpretação magnífica em “Blue Jasmine”.
Um prêmio que eu adorei foi o de melhor diretor, entregue por Ben Affleck ao mexicano Alfonso Cuarón por “Gravidade”. Na plateia, Sandra Bullock ainda esperava o seu Globo por melhor atriz...
A bela da noite, Jennifer Lawrence dá o melhor ator a Leonardo DiCaprio, super merecido por esse papel em “O Lobo de Wall Street” e muitos outros. Adorei o Leo agradecendo a um Scorsese visivelmente emocionado.
E, finalmente, Johnny Depp entrega o Globo de Ouro de melhor filme/drama a Steve McQueen por seu “12 Years a Slave”, com a plateia cantando a canção do filme. Emocionante.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário