quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

A Vida Secreta de Walter Mitty




“A Vida Secreta de Walter Mitty”- “The Secret Life of Walter Mitty”, Estados Unidos, 2013
Direção: Ben Stiller

O personagem Walter Mitty nasceu em 1939, criação do cartunista James Thurber (1894-1961). Virou filme, “O Homem de Oito Vidas” e é conhecido entre os americanos como o protótipo do sonhador, daquele que vive com a cabeça na Lua e não realiza nada na vida.
Ben Stiller, que dirige e atua no filme, “A Vida Secreta de Walter Mitty”, pensou em reabilitar esse anti-heroi. E o fez de forma imaginativa e divertida.
Tudo começa porque a revista “Life” (paródia da que realmente existiu e ficou famosa por suas capas com fotos incríveis) vai terminar. Não mais será impressa em papel e só vai existir on-line. Uma triste tendência atual que varre do mapa a banca de jornal da esquina. E claro, leva ao desemprego todos os profissionais que não se adaptam ao novo modelo.
Walter Mitty, há 16 anos trabalhando na revista, cuida dos negativos das famosas fotos.
O último número da “Life” vai ter que sair com uma capa espetacular. Mas aí está o problema. O negativo da foto sumiu. Obra-prima do fotógrafo estrela, interpretado com suavidade e carisma por Sean Penn, a foto única e rara desapareceu do filme, que está com Mitty.
É aí que entra a mudança na personalidade do personagem. Seus devaneios, que incluem uma colega de trabalho (Kristen Wig) ou o novo chefe que não vai com a cara dele, transformam-se. Não podemos dizer nem que tudo é verdade, nem que tudo são sonhos, quando Walter resolve viajar pelo mundo seguindo a pista do fotógrafo, na esperança de recuperar a foto que iria sair na capa do último número da “Life”.
O ator Ben Stiller, interpreta Walter como sendo, ao mesmo tempo, um tonto e um gênio. Mas é, principalmente, super esforçado na tarefa de encontrar o fugidio fotógrafo.
As cenas são muito bem feitas e envolvem um turbilhão de imagens em Nova York, Groenlândia e Islândia, quedas de edifícios altíssimos, romance no Ártico, voos de helicóptero com um piloto bêbado, tubarões, corridas em skates, lindas imagens na neve em montanhas altas e um vislumbre do raríssimo leopardo-das-neves, conhecido como o gato-fantasma.
Shirley McLaine faz a mãe de Walter e sua presença maternal na vida dele é vital para a história. Que, aliás, tem um final surpreendente.
Leve, divertido e cheio de imaginação, o filme “A Vida Secreta de Walter Mitty”, surpreende agradavelmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário