segunda-feira, 7 de maio de 2012

Eu Receberia as Piores Notícias dos Seus Lindos Lábios

“Eu Receberia as Piores Noticias dos Seus Lindos Lábios”, Brasil 2011
Direção: Beto Brant e Renato Ciasca

Quem seria aquela bela moça que jaz nua na praia do rio? Longos cabelos negros e olhos assustados, consciente de uma presença estranha, ela se oferece, debruçada.
Seu rosto lambe a areia, seu dorso, arqueado para a frente numa posição de submissão total, sacrifica-se ao mais forte do que ela.
Bela metáfora visual para a Amazonia, indefesa frente ao homem branco destruidor, que não respeita os povos que nela habitam, nem sua condição selvagem...
“Eu Receberia as Piores Notícias dos Seus Lindos Lábios”, tem toques ecológicos mas, inspirado no livro de mesmo nome de Marçal Aquino, seu tema é um triângulo amoroso fadado à tragédia. A dupla de diretores, Beto Brant e Renato Ciasca, que já trabalhou junto outras vezes, tem recebido mais elogios que críticas.
A paisagem da floresta cede lugar às casas simples e às ruas de terra batida de Santarém e Itaituba, no Pará. Lá vai ser contada a história de amor de Lavínia e Cauby.
O rio Arapiuns marca o início e o fim da trajetória de uma paixão, grande demais como a própria floresta de suas margens, que acolhe os forasteiros da nossa história.
Sabemos pouco sobre o fotógrafo Cauby (Gustavo Machado), que chega de balsa pelo rio. Foge de um passado penoso ou procura aventuras?
Quando ela aparece, invade a tela com uma beleza sem artifícios. Lavínia (Camila Pitanga), vai ser o eixo em torno ao qual a história vai ser contada.
As lentes do fotógrafo Cauby a elegem como musa e Lavínia se espalha pelas paredes da casa dele, em toda a sua formosura e mistério. Porque ela não se abre. Sua vida vai ser contada aos poucos.
Mas se entrega, como a Iara mítica da praia, a Cauby. Sexualidade à flor da pele, que explode como onda que quebra e vai morrer na cama daquele homem.
Há ainda o pastor Hernani (Zécarlos Machado). O terceiro do triângulo. Bem intencionado, quer redimir a todos porque está em luta interna com seus próprios demônios. Ele é quem traz Lavínia da decadência das calçadas de Copacabana para a floresta.
A fotografia de Lula Araujo é magistral. Tanto os rostos e corpos humanos, como a cidadezinha pobre, são transformados em quadros de um pintor talentoso que não pinta apenas a superfície mas adentra outras camadas, sem perturbar a natureza do que é retratado.
E maravilha nossos olhos com o rio turqueza, as matas verde-amarelas e o rosto transfigurado de Camila Pitanga quando se abre num sorriso iluminado.
Quem gosta de filmes imperfeitos mas com substância, não pode perder “Eu Receberia as Piores Notícias dos Seus Lindos Lábios”.




Nenhum comentário:

Postar um comentário