domingo, 25 de setembro de 2011

Copacabana



“Copacabana”- França, Bélgica, 2010

Direção: Marc Fitoussi





Pelo menos desde Villegaignon (século XVI), todo francês que se preze sonha com um Éden brasileiro, uma França Antártica. Praias sem fim, bossa nova de fundo musical e um povo com jeito alegre e caloroso de ser, em um eterno carnaval.

O diretor Marc Fitoussi chamou seu segundo longa “Copacabana” e, inspirado nesse Brasil distante, paradisíaco e irreal, criou Babou, a francesa sonhadora de meia idade, imatura e rebelde, de mini saia e coque desmanchado, casaco de pele e olho muito pintado, que adora música brasileira e quer se mudar para o Rio, onde, pensa ela, a vida é bem baratinha.

Interpretada por Isabelle Huppert, uma das maiores, senão a maior atriz francesa da atualidade, Babou é uma personagem totalmente diferente das que nos acostumamos a ver a atriz fazer. E, por isso mesmo, mostra bem a versatilidade de que ela é capaz.

Mas não se enganem, longe de ser simples, Babou é contraditória e impertinente. Generosa e egoísta. Filha da geração “maio de 68”, irrita a filha, que quer seguir o seu próprio caminho.

Isabelle Huppert, com aquele talento de sempre, faz de Babou um personagem “ame-o ou deixe-o”.

O centro da trama em “Copacabana” é a relação mãe e filha, Babou e Esmeralda (Lolita Chammah). Mas como não é um filme de Michael Haneke, com quem Huppert fez “A Professora de Piano”, mãe e filha só se estranham, sem muito drama.

Esmeralda vai se casar e não quer a mãe no casamento. Por isso inventa que ela foi para o Rio de Janeiro.

“- Não quero que você me envergonhe”, diz a filha.

“- Então não me chame mais de mamãe”, responde Babou.

E, como está desempregada e falida, lá vai ela para a Bélgica, balneário de Ostende, uma praia em tudo diferente de Copacabana. Fria, ventosa e com sol apenas duas semanas por ano, atrai turistas incautos, de países mais frios ainda, que compram apartamentos “timeshare” de corretores treinados para vender sonhos.

O toque sutil dessa comédia leve, que não arranca gargalhadas de ninguém mas que atrai a simpatia para Babou, por conta do eterno adolescente que vive em nós, é que, na vida real, Babou e Esmeralda são mãe e filha. Lolita é a mais velha de três irmãos, nascidos do casamento que dura já 28 anos entre sua mãe e o diretor e produtor Ronald Chammah.

Em “Copacabana” atuam juntas pela primeira vez.

E, eu diria que Isabelle Huppert adorou fazer Babou, que deve ter algo a ver com ela e que foi divertido contracenar com Lolita que vive um tipo de filha tão certinha. Deve ter feito muito bem para a relação das duas, posso apostar.

A trilha sonora, toda brasileira, vai de Jorge Benjor a Chico Buarque e ajuda a embalar a história dessa francesa que pensa que conhece o Brasil e que sabe sambar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário