segunda-feira, 17 de junho de 2013

Segredos de Sangue


“Segredos de Sangue” – “Stoker”, Estados Unidos/Inglaterra, 2013
Direção: Park Chan-wook

Quem será essa moça à beira da estrada, que murmura em “off” coisas sobre si mesma? Ela diz que usa os sapatos da mãe, o cinto do tio, algo do pai e que, assim como a flor não escolhe sua cor, ninguém é responsável pelo que pode acontecer.
Mas parece que voltamos no tempo e aquela moça é  uma garota de longos cabelos negros que, frente a uma estátua de bronze, sentada nas raízes de uma grande árvore, duplica a pose da estátua e examina os pés. A câmara se aproxima como um olho e vemos que ela fura uma bolha com uma agulha.
Esse é o primeiro dos pequenos detalhes incômodos com que o diretor sul-coreano Park Chan-wook monta um quebra-cabeças em torno a India Stoker, a garota que é o centro do filme, vivida por Mia Wasikowska, 23 anos e ótima no papel da mocinha assustada e excitada, que não gosta de ser tocada e que não sorri.
Na floresta que cerca a bela casa, ela sobe pelos grandes troncos e parece íntima daquele cenário. No jardim mais próximo da casa, grandes pedras esculpidas como bolas, fazem um arranjo em que a mocinha fica perecendo uma ninfa liliputiana.
Corte para o cemitério. A garota estranha está de luto, ao lado da mãe (Nicole Kidman, bela e sedutora aos 45 anos), ouvindo o elogio fúnebre ao pai, morto num acidente não explicado. Ao longe, a silhueta de um homem (Matthew Goode) é uma presença inquietante.
De volta à casa, India toca piano e novamente o olho da câmara vasculha e encontra algo que se arrasta pelo tapete. Uma aranha sobe pelas meias que vestem as pernas de India, nos pés sapatos bicolores.
Na cozinha com a avó, ela pergunta sobre a chave que encontrou na caixa do seu presente de aniversário conhecido, os sapatos bicolores. Todos os anos de sua vida ela ganhara a mesma caixa com o laço de seda amarela e os sapatos.
“- Essa chave abre qual fechadura? Vc sabe?”
E o desvelar do segredo vai se desenrolando na tela, tudo muito bonito e elegante, com um toque de perversão crescente.
No dia dos seus 18 anos, o pai que India amava morrera e ela se lembrava dele dizendo:
“- Às vêzes precisamos fazer uma coisa ruim para se impedir de fazer uma coisa pior.”
Levava India para caçar pássaros e os empalhava.
O diretor de “Old Boy”, primeiro filme de sua trilogia da vingança, estreia nos Estados Unidos com “Stoker” que tem toques de Hitchcock e lembra seus “Sombra de uma Dúvida”(1943) e “Psicose”(1960).
Mas o tempero coreano é mais selvagem e sanguinolento. E o triângulo India, sua mãe Evie e tio Charlie vão nos envolver com os segredos escuros do passado da família Stoker.
Quem sai aos seus não degenera, diz o ditado popular. Confiram em “Segredos de Sangue” como isso vai acontecer, no excelente thriller assinado pelo genial diretor sul-coreano Park Chan-wook.

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