domingo, 30 de junho de 2013

O Homem de Aço


“O Homem de Aço” – “The Man of Steel” Estados Unidos,2013
Direção:Zack Snyder

Superman, o mais “sexy” dos personagens de quadrinhos (e também o mais velho dos super-herois, criado em 1938 por Joe Shuster e Jerry Siegel) volta às telas de cinema em 3D, num filme que é uma maratona, também para o espectador. Explico. Talvez você fique atordoado com as cenas de batalha entre o exército americano, com seus aviões e helicópteros e os guerreiros do planeta Krypton e suas naves/polvo.
Os seus ouvidos vão registrar o barulho de prédios caindo por cima das pessoas, num cenário inspirado nas imagens de um 9/11 de maior alcance ainda, tudo embaçado pela fumaça e o rugir de rasantes de helicópteros e quedas de detritos de toda a espécie.
Mais ainda, vão ver um espetacular duelo final entre dois super-homens, um balé destruidor e mortal.
É um filme trepidante de ação e guerra. O furor e a raiva tem destaque como forças motivadoras, lado a lado com a confiança e a gratidão.
Todo mundo se lembra de Marlon Brando como o pai do bebê que viria a ser o Superman. Foram cenas emocionantes do filme de Richard Donner de 1978. Agora é Russell Crowe que assume esse papel e o filme demora-se mais no planeta Krypton, fadado à destruição.
Alí, o processo de procriação foi dominado por cientistas que programaram os novos kryptonianos, que não nascem de um pai e uma mãe mas são frutos de árvores de luz num imenso útero artificial. Além da destruição total da natureza no planeta, seus habitantes são desprovidos da criatividade que outrora os levaram a povoar novos mundos que os abrigariam quando o planeta explodisse, destino certo.
É então que Jor-El (Russell Crowe) e Lady Lara resolvem procriar como se fazia antigamente no planeta deles e o menino Kal- El nasce. Ele não é um ser programado mas espontâneo. Vai ser enviado à Terra, como último representante de seu planeta, com a missão de guiar os terráqueos para um destino melhor.
Adotado por Jonathan Kent (Kevin Kostner) e Diane Lane que faz a mãe, o menino Clark Kent é ensinado a focalizar sua atenção para que possa usar de seus super poderes com objetividade.
É muito importante o papel dos pais adotivos nessa versão porque humanizam o garoto, o que é a base para sua empatia com os seres humanos.
E é em Smallville, lugar de sua casa e onde foi criado, que o nosso super-heroi vai se tornar o Superman, com características de personalidade muito diferentes do grande vilão Zod (Michael Shannon), que escapou da destruição do planeta Krypton porque estava exilado mas é obcecado em eliminar a humanidade da Terra para criar aqui um novo Krypton.
Propositalmente, o diretor Zack Snyder criou um Superman diferente de todos os outros. Sua roupa adere ao corpo musculoso e ágil, a capa vermelha tem um jeito de manto real, o famoso “S” está recriado e os acordes tão conhecidos, que sempre o acompanhavam, também não são os mesmos.
E Henry Carvill (da série da TV “Os Tudor”) que personifica o novo Superman, é alto, moreno, um corpo malhado e bem proporcionado, olhos azuis intensos e é bonito, muito bonito. Movimenta-se como um felino e voa como um míssil.
Até Lois Lane (Amy Adams) mudou bastante. É agora uma jornalista mais intrépida e uma mulher super sedutora que não tem medo de nada e olha o Superman de igual para igual, com muito desejo.
Produzido pelo famoso Christopher Nolan (o diretor de Batman) e com roteiro de David S. Goyer (também de todos os Batman), o filme tem trilha sonora de Hans Zimmer, criativa e surpreendente e fotografia de Amir Mokri, que acompanha o personagem, realçando os tons escuros de Krypton e as tonalidades solares da Terra.
Se você é fã, vai gostar de ver algumas cenas que lembram os outros filmes desse super-heroi, pai de todos os outros.
Se você não é, arrisque. Você pode gostar do que vai ver.


Nenhum comentário:

Postar um comentário