segunda-feira, 6 de maio de 2013

Reality - A Grande Ilusão







“Reality – A Grande Ilusão”- “Reality”, Itália/ França, 2012
Direção: Matteo Garrone

O Vesúvio, imponente, trona sobre a cidade de Nápoles.
A câmara foca a cidade de cima e vai descendo, procurando por um veiculo inusitado. Uma carruagem dourada, puxada por dois cavalos brancos e conduzida por um cocheiro de chapéu e vestimentas com “paétès” vermelhos.
Nós nos perguntamos: do que se trata?
E, quando a carruagem adentra os portões de uma vila italiana decadente mas ainda com belos jardins, vemos que é um casamento bizarro. Noivo e noiva, de branco, estão sentados no cetim branco dos bancos, felicíssimos.
Chegam no local da festa e o noivo corta uma fita inaugural com uma tesoura dourada. Pombos brancos voam, libertados de caixas em formato coração. Pagens vestidos de cetim de cores berrantes ladeiam o cortejo. Tudo ao som da Marcha Nupcial.
E, coitados dos noivos, tudo muito cafona.
Mas aí pensamos: os convidados devem estar achando aquilo o máximo. Pois até aplaudem!
E logo é anunciado um convidado especial: Enzo, do “Grande Fratello”, o “Big Brother” local. Ovação, gritos, pedidos de autógrafos e fotos.
Enzo (Raffaele Ferrante), de blaser xadrez e chapéu de turista americano, é todo sorrisos e ridículo. Fica cinco minutos, fala seus clichês e corre para o helicóptero prateado. Mas tem que dar atenção a um homem vestido de mulher, peruca azul e boá de penas vermelhas, com uma menina no colo.
“- Enzo, minha filha quer uma foto!
“- OK!”, diz Enzo, um pouco chateado mas acrescentando o seu refrão, “Never give up” e “nunca desista de seus sonhos! “
Luciano (Aniello Arena), o pai da menina e mais dois filhos, que costuma fazer performances nas festas da família, é dono de uma peixaria, casado com Maria, vive num cortiço e aplica pequenos golpes para ganhar um dinheirinho extra.
Mas, preparem-se porque aquele homem simpático, cordato, feliz até, vai mudar completamente na frente dos olhos de todos.
Para não desistir de seu sonho, Luciano vai visitar o inferno. Delírios de grandeza, mania de perseguição, paranoia e ideias fixas. Luciano vai enlouquecer completamente, por causa de um sonho. Bobagem, para muitos de nós mas a salvação de sua vida, para ele e outros como ele.
Com produção de arte de Paulo Bonfini e fotografia de Marco Onorato, que usam e abusam das luzes coloridas de palco no cenário e música de Alexandre Desplats, de inspiração felliniana, assistimos a uma tragicomédia entre personagens caricatos, falastrões e com um gestual exagerado e até patético.
O filme levou o Grande Prêmio do Juri em Cannes 2012 e a interpretação de Aniello Arena foi muito elogiada. Ele é um ex-mafioso, condenado à prisão perpétua por três homicídios, que aprendeu teatro na cadeia e obteve permissão do juiz para participar da filmagem.
“Reality - A Grande Ilusão”, dirigido por Matteo Garrone, que também trabalhou no roteiro, é uma fábula contemporânea sobre o velho tema de vender a alma ao diabo, com a novidade que aqui alguém não consegue isso e afunda na loucura. O desejo é de obter fama e fortuna. Sabemos que dramas faustianos nunca acabam bem.
“Reality - A Grande Ilusão” é um filme divertido, patético e oportuno, num mundo de “celebridades” instantâneas em que vivemos hoje em dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário