segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Boneco de Neve



“Boneco de Neve”- “The Snowman”, Estados Unidos, Inglaterra,
Suécia, 2017
Direção: Tomas Alfredson

As primeiras cenas do filme, que mostram uma casa perdida nas montanhas cobertas de neve da Noruega, são da maior importância na trama. Nelas, um garoto vê sua mãe sofrer por causa de um homem brutal, que ele chama de “tio”. Depois de uma briga entre os dois, a mãe o acusa de ser pai do menino. Nervosa, ela dirige perigosamente o carro onde estão e o menino não consegue salvá-la depois de um acidente.
Há um salto no tempo e vemos o detetive Harry Hole (Michael Fassbender, sempre excelente ator) tentando voltar à boa forma, prejudicada pelo seu vício com a bebida, que fez com que perdesse sua mulher Rakel (Charlotte Gainsbourg). E a oportunidade de redimir-se aparece quando uma policial, Katrine Bratt (Rebecca Ferguson), vinda de Bergen, precisa de ajuda para seguir a pista de mulheres desaparecidas.
Na verdade, tais mulheres tidas como desaparecidas foram assassinadas de modo cruel por um “serial killer”, que tem como assinatura um boneco de neve, sempre encontrado no local do crime. Tem grãos de café na boca, qual dentes pretos e olhinhos cruéis. Outras mulheres terão o mesmo fim durante o filme.
A bela detetive companheira de Harry é corajosa e vai atrás de pistas que incriminariam homens poderosos de Oslo. Uma clínica médica e um empresário milionário estão em sua mira.
O diretor Tomas Alfredson se saiu muito bem no encantador “Deixa ela entrar” de 2008, com a história de uma menina vampira e assinou “O Espião Que Sabia Demais”. Nesse “Boneco de Neve”, adaptado do best-seller de Jo Nesbo, sentimos que falta continuidade à história que é contada, deixando o espectador às vezes perdido. A montagem de Thelma Schoonmaker faz cortes abruptos, o que agrega uma sensação de confusão.
Em entrevistas, o diretor responde às críticas negativas sobre o filme, dizendo:
“Nosso tempo de filmagem na Noruega foi muito curto e ainda não tínhamos a história toda e quando começamos a edição descobrimos que faltava filmar muita coisa. Foi como se tivéssemos feito um grande “puzzle” e algumas peças estivessem faltando, o que faz com que não se veja a figura inteira. ” Assim, cenas adicionais tiveram que ser filmadas na primavera em Oslo.
A explicação do diretor esclarece essa sensação de descontinuidade, que é uma pena, porque o resultado são personagens rasos que impedem a possibilidade do espectador entrar mais emocionalmente na história.
No entanto, “Boneco de Neve”, com todos os seus defeitos, é entretenimento de muito melhor qualidade quando pensamos nos roteiros pobrinhos dos filmes de super-heróis que atravancam os cinemas da cidade.



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