sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Selvagens



“Selvagens”- “Savages”, Estados Unidos, 2012
Direção: Oliver Stone

O. é bela e loura como a Ophelia de Shakespeare, a quem deve o nome e a atração por tragédias. Ela vai viver algumas em “Selvagens”, umas reais, outras sonhadas.
Ela (Blake Lively), tem dois namorados, amicíssimos desde pequenos, Chon (Taylor Kitsch) e Ben (Aaron Johnson) e divide com eles uma vida de sexo, drogas e muito sol nas belas praias da Califórnia.
O. é a narradora do filme “Selvagens”, dirigido pelo mestre Oliver Stone, que sai dos temas políticos e visita o cinema de aventura e romances nada burgueses.
“- Só porque estou contando uma história, isso não quer dizer que estarei viva até o final. Essa é uma aventura arriscada porque as coisas saem fora do controle. Tudo começou em Legend Beach,” conta O. em “off ”.
Uma casa nos rochedos acima dos verdes e azuis do mar, quebrando numa praia idílica. Um pelicano sobrevoa a paisagem e uma loura está fumando maconha naquele terraço.
“- Chon, quer? “ oferece ela a um rapaz queimado de sol.
No laptop, a tela ensanguentada mostra cabeças cortadas.
“- É o Iraque?” pergunta O.
“- Não. México”, responde Chon.
Pessoas assustadoras usando máscaras de caveira e um aviso na tela:
“Não sejam burros como eles.”
Em “off” ouve-se O. dizendo:
“- Chon e Ben plantam a melhor maconha do mundo.”
Ora, é exatamente por causa desse negócio deles, “uma lenda urbana”, como diz O., que as coisas vão mesmo sair do controle.
O cartel Baja, chefiado por La Reina Elena (Salma Hayeck), que comanda mexicanos de maus bofes, vai se meter com os rapazes, que não aceitam associar-se a eles. Benicio del Toro, fazendo um sujeito sem escrúpulos, grosseiro e mau, o vilão Lado, vai dar trabalho.
Mas O. adianta para nós:
“- Ben tem uma filosofia 100% budista. Mas Chon é “maudista”! Não brinquem com ele!”
E acrescenta:
“- Chon é metal frio e Ben é madeira quente. Ben é o espirito, Chon é a terra. A única coisa que eles tem em comum, sou eu.”
Com a ajuda de Dennis (John Travolta), agente policial que sempre encobriu seus negócios ilegais, os rapazes de O. vão ter que sair de sua vida mansa para salvar os lucros, a pele e o que eles mais amam, a loura Ophelia.
“Selvagens” prende a atenção com uma história de ação bem contada, violência e cores lisérgicas.
Sam Winslow, autor do livro, vendeu os direitos para Oliver Stone e colaborou no roteiro.
O “Selvagens” do título do filme é um convite a pensar. Como o conceito é relativo, os mexicanos acham “selvagem” o “ménage à trois” dos americanos , ao passo que eles olham com horror o método mexicano de resolver conflitos.
Embalado por uma bela trilha sonora que tem a delicada voz de Yuma cantando “Here Comes the Sun” dos Beatles, vá ver o filme, que pode agradar a todos, selvagens que somos todos nós por natureza, cada qual à sua maneira. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário