terça-feira, 2 de julho de 2013

Augustine



 
“Augustine”- Idem, França, 2012
Direção: Alice Winocour

Estamos na França do final do século XIX, 1895, mais precisamente. Em Paris, o Hospital La Salpetrière, tem como um de seus médicos, Jean-Martin Charcot (1825-1893) que aí trabalhava e lecionava. Em 1892, ele tinha fundado ali uma clínica neurológica, a primeira na Europa.
Charcot ficou famoso pela apresentação de pacientes histéricas sob hipnose, com isso mostrando aos outros médicos, que esses sintomas que viam era uma doença do cérebro e não possessão ou bruxaria como pensavam até então.
Os gregos já tinham descrito essa condição e a relacionavam ao “útero ardente”. Daí o nome histeria, de “matriz”, no grego. Hoje sabemos que essa doença nada tem a ver com o útero e que pode ocorrer em homens também.
E quem eram as histéricas de Charcot? Mulheres que apresentavam convulsões, paralisias, dores abdominais e estados de humor exaltados.
E é para o La Salpetrière que mandam Augustine, 19 anos, vinda de uma família pobre, empregada doméstica numa rica casa burguesa. Durante um jantar que ela servia, após ver caranguejos vivos sendo cozidos numa panela, cai em convulsões perante os convidados dos patrões. Leva uma jarra de água no rosto, da patroa escandalizada.
Augustine é uma moça simples, analfabeta mas inteligente e sensível. Levada por uma prima ao hospital, chama a atenção de Charcot, já que apresentava sinais que ele reconheceu como histeria. Além das convulsões frequentes, paralisia da pálpebra direita e falta de sensibilidade na metade direita do corpo.
Levada ao anfiteatro, paramentada com um chapéu de plumas, quando hipnotizada caia ao chão em convulsão, acompanhada de gestos com forte conotação sexual, apresentando o famoso “arco histérico”, que era a postura com as costas dobradas para trás.
Alice Winocour, a diretora e roteirista estreante de “Augustine”, sabendo da responsabilidade de retratar uma figura real e referência até hoje na neurologia, estudou e pesquisou sobre Charcot. Mas acrescenta em entrevista:
“Documentei-me para poder exercer a minha liberdade. Não fiz um documentário, mas uma ficção.”
Assim, o talentoso Vincent Lindon, que faz Charcot no filme, é um homem frio, distante, autoritário, preocupado apenas com sua carreira e em angariar fama. Casado com uma viúva rica (Chiara Mastroianni), ele ambiciona pertencer ao circulo restrito dos médicos da Academia.
Assim, entretém colegas importantes em suas aulas sobre a histeria e ninguém melhor do que Augustine, carente e dependente da atenção de Charcot, para aprimorar cada vez mais sua performance perante o interessado auditório. Percebe-se que ela faria qualquer coisa por ele.
O próprio Freud frequentou as aulas de Charcot e se impressionou com o que viu. De suas reflexões sobre o que ouvia de suas próprias pacientes histéricas, que ele tratava com a terapia da fala e não mais com hipnose, nasceram os primeiros trabalhos da psicanálise sobre o inconsciente e o complexo de Édipo.
O filme desenvolve de maneira interessante a relação do pai da neurologia moderna com sua paciente infantil e imatura e sugere que ele a manipulava como queria. Ou assim pensava.
A fotografia é muito bonita e invernal, refletindo a frieza do hospital e do médico mas explode em cores vibrantes quando Augustine é preparada para se exibir nas aulas-espetáculo de Charcot. A manipulação e o dom de Charcot para ganhar prestígio, às custas de Augustine, ficam ainda mais evidentes.
A diretora optou por incluir em seu filme, testemunhos de mulheres atuais com roupas de época. Ficou artificial e incompreensível para o público. “Fausse note” como dizem os franceses.
A cantora Stéphanie Sokolinski, que é conhecida como Soko, está perfeita no papel da mocinha provinciana que amadurece a duras penas, com o que passa no La Salpetrière.
Alice Winocour fez um filme autoral e pós-feminista, na medida em que cria uma ficção corajosa sobre um relacionamento homem-mulher que reflete sobre sexo e poder. Original e elegante.


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