terça-feira, 10 de novembro de 2015

A Acusada

 
“A Acusada”- “Lucia de B.”, Holanda, Suécia, 2014
Direção: Paula Van der Oest

Quando mais um bebê morre numa UTI de um hospital na Holanda, os preconceitos das outras enfermeiras contra sua colega Lucia de Berk (Ariane Schluter, excelente atriz) , estimulados pela polícia, tornam-se alimento para acusações de supostos assassinatos de bebês e idosos, da noite para o dia. Ela é vista como arrogante, estranha, solitária e mandona.
E, no entanto, era conhecida sua dedicação ao trabalho e o jeito especial que ela tinha de acalmar os bebês doentes em seu colo.
A promotora encarregada do caso (Annet Malherbe, ótima) fica desconcertada com a rapidez com que a enfermeira é considerada suspeita de múltiplos assassinatos. Não havia provas contra ela. Nem testemunhas.
Mas a ansiosa assistente novata da promotoria, Judith Jansen (Sallie Harmsen), em seu primeiro caso, quer mostrar seu valor e convencer a promotora:
“- O diretor do hospital citou estatísticas de uma chance em 700 milhões de ser coincidência o número de mortes e reanimações de bebês e idosos quando Lucia de Berk estava de plantão.”
“- Não temos um caso aqui. Esse número é ridículo!”
“- É uma chance em 340 milhões. Um especialista reviu os dados”, responde a novata. “E os médicos que examinaram o sangue disseram que havia digoxina, uma droga fatal para bebês.”
“- Mas não há marcas de agulha no corpo do bebê! Como ela poderia ter ministrado a droga? E não houve autópsia nos outros bebês?”
“- Dois foram cremados e um era muçulmano...”
Mas colocam escutas no telefone de Lucia e, quando ela fala sobre haloperidol para ministrar ao avô doente, um mandado de busca é expedido às pressas, conduzido pela assistente da promotora e a polícia, que encontram “provas”: livros sobre assassinatos na prateleira da sala e um diário que fala sobre uma “compulsão” de Lucia, que ela guardaria em segredo até a sua morte.
Levada para a prisão algemada, Lucia parece calma com um olhar estranhamente vazio. A imprensa assedia o carro que a conduz e os repórteres gritam seu nome, enquanto os flashes e as câmaras entram em ação.
Quando a assistente encontra um hiato de tempo cortado do eletrocardiograma do bebê que morreu, é o bastante para ela convencer a promotora a abrir o caso:
“- Esse foi o tempo que ela precisou para injetar o veneno por gotejamento no dosador.”
“- Mesmo assim, não podemos provar os outros crimes”, questiona a promotora.
“- Como não? Os livros sobre crimes, o passado dela, manipuladora e compulsiva. As características de uma psicopata.”
Pronto. O “Anjo da Morte” como passam a chamar Lucia, vai ser julgado num clima de histeria coletiva. Vai ser difícil a luta da defesa para tentar salvar Lucia de Berk de uma “caça às bruxas”.
A justiça está condicionada a julgamentos subjetivos e  sabemos que, quando alguém é encarado como uma ameaça para pessoas doentes e indefesas, todos são tomados pelo medo. É a invasão das mentes pela fantasia apavorante do grande poder da mãe sobre a vida e morte de seu bebê, que todos fomos um dia. Uma alucinação coletiva.
Levado num ritmo acelerado e com excelentes atuações, o filme da diretora Paola Van der Oest, baseado em fatos reais assustadores, prende o espectador.
Foi o maior erro judiciário acontecido na Holanda.

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