sábado, 8 de dezembro de 2018

A Vida em Si




“A Vida em Si”- “Life Itself”, Estados Unidos, 2018
Direção: Dan Fogelman

Estranhamos o início do filme.
Um narrador (Samuel L. Jackson) fala de heróis e do último álbum de Bob Dylan. Aparece um rapaz gay de 25 anos e... Como? Ah! Era um roteiro que foi descartado por Will (Oscar Isaac), que está fazendo terapia com Annette Bening.
Ainda não entramos na história que vai ser contada, por outra narradora, e que, não se assustem, terá cenas de ficção misturadas com as verdadeiras. É a tese do narrador “não confiável” que, por várias razões, conta uma versão diferente do que se passou na realidade. Mas isso só vai acontecer na primeira parte do filme, ou melhor, primeiro capítulo.
Will está muito deprimido. Barba selvagem, olhar perdido, boné enfiado na cabeça.
Na sessão, a terapeuta trabalha as lembranças dele. Ele conta algumas verdadeiras e outras encobridoras da realidade, muito difícil de suportar. Ficamos sabendo que estivera internado e toma remédios fortes que mistura com bebida.
Fala pela primeira vez sobre sua mulher Abby (Olivia Wilde), que o abandonou, grávida.
“- Você tentou falar com ela depois disso? “
Vemos cenas do casal na cama com o cachorro. Abby insiste que Will ouça com atenção o disco de Bob Dylan, que ela adora. Will nem tanto. Ele adora ela, que é linda, loura e está grávida de 8 meses.
Voltam outras lembranças de como se conheceram e se casaram. Ela quer um cachorro e filhos depois:
“- Meus pais morreram muito jovens. Eu tinha 6 anos. Não sei se vou ser boa mãe...”
Começamos a perceber que algo muito trágico acontecera com os pais de Abby. E que poderá acontecer algo muito trágico também com ela e com Will. E acontecem acidentes, suicídio, abuso de crianças órfãs. Mortes e nascimento.
Dan Fogelman é o diretor e roteirista de “A Vida em Si” e o criador de “This is Us”, uma série de sucesso. Parece que ele se saiu melhor na série porque o filme tem muitos personagens, idas e voltas e surpresas terríveis e abruptas. Tudo muito condensado. Não dá tempo para o público se refazer de um trauma e logo acontece outro. É a vida. Mas teria que ter mais tempo e mais recheio.
O filme conta em cinco capítulos a história de uma família através de quatro gerações, nos Estados Unidos, Nova York e Espanha, Andaluzia. Os cenários são belíssimos, especialmente nos olivais andaluzes e os atores se saem bem, com destaque para Olivia Wilde e Oscar Isaac. Annette Bening também. São os atores da primeira parte do filme, os que tem mais tempo na tela.
Os outros, como Olivia Cooke que faz a filha de Abby e Will, ou como os da história do triângulo amoroso do terceiro e quarto capítulos que envolvem a família Gonzalez (Antonio Banderas, Laia Costa e Sergio Peres-Mencheta) e o menino Rodrigo (Alex Monner), não tem tempo de marcar seus rostos e emoções. Tudo muito apressado. Daria um outro filme.
Conclusão, para fazer um bom filme não basta um bom roteiro e excelentes atores. O público tem que ter tempo para se envolver com os personagens. Aqui isso só é conseguido no primeiro capítulo.
Pena, porque poderia ser um filme interessante se o diretor e roteirista decidisse qual história ele quer contar e focasse nela.

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