“Assunto de
Família”- “Manbiki Kazoku”, Japão, 2018
Direção:
Irokasu Kore-eda
Pai e filho
numa loja se preparam para roubar tudo que puderem. Osamu (Lily Franky) e Shota
(Jo Kariri) de uns 13 anos, fazem uma boa dupla. Pronto. Tudo que precisavam
está na mochila do garoto.
A noite
está fria. Parece que vai nevar, nota o menino. É quando se deparam com uma
menina pequena, uns 5 anos, trancada fora de um apartamento no térreo, no
terraço e mal agasalhada. Tristinha, ela treme mas não fala nada. O pai resolve
levá-la para tomar uma sopa quente na casa deles.
Cinco
pessoas moram numa casinha apertada entre edifícios altos, onde gente e coisas
se amontoam como podem. Quando vê a menina chegando, a mãe Noboyu (Sakura Ando)
reclama:
“- Aqui não
é orfanato...”
Mas quando
a avó Hatsue (Kilin Kiki) examina o corpinho magro e frágil de Yuri (Miyu
Sasaki) e descobre hematomas e queimaduras, todos se comovem. Inclusive Aki
(Mayu Matsooka) que sendo a mais apegada à avó, poderia ter ciúmes da
recém chegada.
A menina
está feliz e ninguém fala em sequestro. Nem mesmo quando, dia depois, a TV dá a
notícia do desaparecimento da menina que se chama Juri e não Yuri.
Imediatamente a mãe corta o cabelo dela e escolhem um novo nome, Rin.
A mãe está
cada vez mais próxima de Rin e se emociona quando a menina faz um carinho no
braço dela, também com marca de queimadura. Ela trabalha na lavanderia de um
hotel e tudo que encontra esquecido nos bolsos da roupa dos hóspedes, vai para
o dela.
Aquela
família pobre rouba o que não tem e não pode comprar com os magros salários do
pai na construção civil e da mãe na lavanderia. Para não falar dos trocados que
Aki ganha em frente a um espelho, satisfazendo o desejo dos homens que a olham.
É a pensão da avó que realmente sustenta a todos.
Mas não é a
pobreza, nem o fato de todos serem ladrões, que faz essa família ser diferente
das outras. É outra coisa.
Durante o
filme vamos nos afeiçoando a eles porque são naturalmente calorosos e
genuinamente interessados uns nos outros. Ali há amor e solidariedade. Naquela
casa simples escutamos muitas risadas quando todos se encontram à noite.
Kore-eda,
diretor japonês, interessa-se pelos laços de afeto, que para ele são mais
fortes que os de sangue, como mostra em “Nossa Irmã Mais Nova” e “Tal Pai Tal
Filho”. E é um especialista em dirigir crianças. São cenas com tal naturalidade
que une os adultos e os pequenos, que é difícil não se envolver.
E, quando
no final nos surpreendemos com uma revelação, há uma emoção impossível de
segurar. Muitos ficam com os olhos marejados.
“Assunto de
Família” é um filme aparentemente simples mas que tem várias camadas,
mistérios, fragilidades mas que também se nutre da força do ser humano. É
universal.
Merecida a
Palma de Ouro que ganhou no Festival de Cannes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário