“The Post – A Guerra Secreta”- “The Post”, Estados Unidos, 2017
Direção: Steven Spielberg
Estamos em plena guerra do Vietnam, 1966.
Os soldados americanos se preparam para uma investida noturna. Pintam os
rostos de negro, colocam munição nos rifles. Tudo está molhado, há poças
enormes de lama no terreno do acampamento.
Corpos contraídos, medo. Passos silenciosos na noite. Uma floresta
encharcada. De repente, explosões. Uma emboscada. Gritos, choro, metralhadoras
matraqueando.
Os helicópteros resgatam os feridos em macas e os mortos em sacos.
Um homem se concentra em sua máquina de escrever. O horror é posto em
palavras. O analista militar Daniel Ellsberg (Mattew Rhys) escreve para o
Secretário de Defesa Robert McNamara (Bruce Greenwood). As notícias não são
boas.
Estranhamente, o Secretário de Defesa quando entrevistado, fala em
progressos e otimismo quanto à vitória dos americanos nessa guerra.
O que o filme “The Post” conta é um episódio vergonhoso para os
presidentes dos Estados Unidos, que desde 1945 mentem sobre o estado de coisas
no Vietnam.
Existem arquivos de 1945 - 1967 que contam a verdade. Mas esses
documentos são “top secret”. Ninguém pode saber o que há neles. Porque mesmo
sabendo que não há chance de vencer essa guerra, rapazes americanos continuam a
ser enviados para a morte.
Washington, 1971.
A dona do “The Washington Post”, magnificamente interpretada por Meryl
Streep (e marcando sua 21ª indicação ao Oscar de melhor atriz), Katharine
Graham, assumira o jornal de seu pai, que tinha sido dado ao seu marido, que se
suicidara.
O editor executivo do jornal dela, Ben Bradlee (Tom Hanks) mais parece o
dono. Ele decide tudo sem consultar ninguém. Quando pede a opinião de Kate é
“pro forma”.
E então aparece a Casa Branca e vemos Nixon, o presidente, vociferando
no telefone. Ele barra do casamento de sua filha qualquer jornalista do jornal
de Graham. Não gostou do modo como sua filha fora ridicularizada por uma
jornalista desse jornal. Parece algo atual? Pois é.
Steven Spielberg sabe como contar uma história e nos envolver num
suspense do qual sabemos o fim desde o começo. Esse sempre foi o talento do
diretor.
Porque o casamento da filha de Nixon vai ser totalmente eclipsado quando
o “New York Times” publica em sua primeira página, a primeira das reportagens
sobre os Papéis do Pentágono, como vieram a ser conhecidos os arquivos “top
secret” sobre a guerra do Vietnam. A ironia é que o “The Washington Post”
também havia recebido o material mas não publicara a tempo e perdera a
oportunidade.
O “Post”, empresa familiar estava nesse momento se abrindo para o
mercado de ações. Por necessidade de dinheiro para contratar bons repórteres,
deixar de ser um jornal local e se tornar nacional.
Katharine Graham cresce nessa empreitada e é ela que vai decidir a
publicação ou não dos arquivos de Robert McNamara, proibidos para a imprensa.
Um filme histórico que mostra a importância da liberdade de imprensa
numa democracia e a coragem de uma mulher que enfrentou a si mesma para
respeitar a verdade.
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