terça-feira, 21 de abril de 2020

Só Você



“Só Você”- “Only You”, Estados Unidos, 1994
Direção: Norman Jewison

Por que será que comédias românticas fazem tanto sucesso? Certamente porque todo mundo, lá no fundo, cultiva seus sonhos de amor.
É o caso da personagem de “Só Você”, Marisa Tomei, que desde pequena se preocupa com quem vai se casar. Brincando com o irmão aos 11 anos com uma daquelas tábuas Ouija, que “respondem” a perguntas que fazemos através de letras, Faith (que significa fé em inglês) recebe um nome como resposta.
Pronto. Lá vai ela com esse nome “Damon Bradley” na cabeça, a imaginar como seria ele, sua alma gêmea. Fica certa de que isso vai acontecer quando uma cigana, vidente de circo, vê na sua bola de cristal o nome secreto. Se bem que ela acrescenta que seria bom Faith procurá-lo. Até então a menina imaginava que ele iria aparecer do nada à sua procura. O conselho foi seguido mas não resultou em nada. Ninguém conhecia um Damon Bradley.
Faith resignou-se, tocou a vida e resolveu dizer sim a um médico bem sem graça.
Dias antes do casamento entretanto, ela atende ao telefone do noivo e é um paciente dele chamado Damon Bradley, cancelando sua consulta por causa de uma viagem naquele dia para Veneza.
Sem fala, Faith desliga o telefone em estado de choque. E o sonho de encontrar a alma gêmea volta com tudo.
Decidida, arrasta consigo a cunhada Kate (Bonnie Hunt) em crise no casamento, ao aeroporto com destino à Veneza onde está certa de que encontrará o seu par destinado pelos céus.
O roteiro tem confusões bem escritas e um passeio pela Itália. Em Veneza elas se hospedam no Hotel Danielli, um dos mais famosos da Itália. Dali seguimos a perseguição em Roma e ficamos encantados com o beco onde está o hotelzinho charmoso onde as duas ficam. Vamos à Bucca de la Veritá onde Marisa Tomei e Robert Downey Jr, o guia, lembram-se de uma cena com Audrey Hepburn e Gregory Peck, em “A Princesa e o Plebeu”. E desfrutamos da visão de praças com fontes, escadarias e estátuas belíssimas. Roma é muito fotogênica.
Seguindo uma pista vamos parar em Positano, no hotel La Sirineuse, debruçado sobre o mar, um dos mais famosos da Itália.
Sempre atrás do homem de sua vida, Faith leva muito tempo para perceber o que acontece com ela. É a lição do filme. No amor, não siga nada que não seja seu próprio coração.
O sorriso aberto e contagiante de Marisa Tomei, o jeitinho engraçado de Robert Downey e até a coadjuvante Bonnie Hunt, que se contagia com o clima de romance, fazem de “Só Você” um filme gostoso de ver, divertido e com uma qualidade de atuações, direção e locações raras nas outras comédias românticas menos votadas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário