“O Filme da Minha Vida”,
Brasil, 2016
Direção: Selton Mello
Embrulhado para presente, num
dourado iluminado, o filme dirigido e roteirizado por Selton Mello, começa
apresentando o jovem personagem principal, vivido
por Johnny Massaro, num monólogo em “off”, enquanto imagens belíssimas
de Walter Carvalho, mostram o caminho de terra e os trilhos do trem, nos anos
60, no sul do Brasil:
“No começo eu só via o início
e o fim dos filmes, dizia meu pai...Depois eu entendi que o meio era tão
importante quanto o fim. Meu pai é francês, minha mãe é brasileira (...)
Ele tinha bom coração e
acreditava nas pessoas. Poucos amigos mas eram como da família. Era um homem
simples e por isso fui estudar na capital. O dia da minha partida foi uma
festa. No dia em que voltei com meu diploma de professor, meu pai partiu para a
França. E o resto, eu não posso contar”, diz ele com um olhar enigmático.
E é justamente, o meio, o
recheio, que vai ser visto em cenas que a memória de Tony guarda da infância
com seu pai (Vincent Cassel, presença marcante e bela). O presente é um lugar
de conflitos.
A fazendinha, o pomar, a
névoa que encobre a paisagem, o campo, o cavalo, a vaca, o galpão onde Tony
guardava a bicicleta, seu meio de transporte, ao lado da motocicleta que o pai
deixou. Contrastando com a luminosidade idealizada dos dias felizes, o presente
é enevoado, a chuva é cinza e a mãe tristonha (Ondina Clais).
Os afetos são tímidos e faz
falta a presença do pai que tudo invade. Tony não entende porque ele foi embora
sem dar explicações. Qual o caminho a tomar para descobrir por que ele os
deixou? E assim se perguntando, vai palmilhar o passado em suas lembranças para
libertar seus sentimentos amorosos presos a essa lacuna inexplicável.
Parece que sua vida não pode
adquirir uma expressão mais sólida sem essa resposta. Paco (Selton Mello,
também atuando), amigo do pai, sujeito rude e afetuoso, é o companheiro desses
momentos em que Tony precisa encontrar algo que explique o misterioso
comportamento do pai. Mas se Paco sabe algo mais, se fecha em copas.
Uma culpa inconsciente impede
Tony de viver o amor por Luna (Bruna Linzmeyer, bela atriz), ela também
experimentando sua própria crise de identidade, espelhada na vida da irmã Petra
(Bia Arantes), antiga Rainha do Glamour, que não está feliz.
Mas é o trem, no seu ir e
vir, dirigido por um inspirado Rolando Boldrin, que será o símbolo da busca que
faz Tony finalmente amadurecer. Compreende que a pressa não leva a lugar
nenhum. E que o ritmo da vida tem que ser vivido com calma. Sem impaciência.
Relembrar o trauma da
rejeição parece começar a lançar luz sobre a escuridão. E depois da tempestade
tudo fica mais claro e convidativo.
“O Filme da Minha Vida” é o
terceiro longa de Selton Mello, que assinou “Feliz Natal” de 2008 e ”O Palhaço”
de 2011. Belo e nostálgico, sua história (“Um Pai de Cinema”) vem do escritor
chileno Antonio Skármeta (“O Carteiro e o Poeta”), que faz uma ponta como dono
do bordel.
Bem acabado, com uma
excelente reprodução de época, o filme nos transporta para um Brasil de afetos
sinceros, embalados por uma trilha sonora perfeita que vai de Nina Simone a
Aznavour, passando por Sergio Reis cantando “Meu Coração não é de Papel”.
O filme de Selton Mello é um
momento de agridoces recordações que envolve a plateia com uma força
inesperada. Adorável.
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