sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

Todos Já Sabem




“Todos Já Sabem”-“Todos lo Saben”, Espanha, França, Itália, 2018
Direção: Asghar Fahadi

Um gênero muito popular no cinema, teatro e na literatura, é o policial, que Agatha Christie escrevia como ninguém. Nele, todos são suspeitos e portanto, o criminoso pode ser qualquer um.
Asghar Fahadi, o premiado diretor iraniano, famoso por seus filmes (“A Separação”, “Procurando Eli”, “O Passado” e outros), escolheu o gênero policial para o seu primeiro filme rodado fora de seu país. Mas não se enganem. É o mais fácil filme de Fahadi mas há camadas e mais camadas psicológicas no desenvolvimento dos personagens, que vivem uma complexa situação numa família espanhola que já viveu dias melhores.
A história envolve três irmãs, seus maridos e filhos.
Mariana (Elvira Minguez), a mais velha e seu marido Fernando (Eduardo Fernández), Ana (Irma Cuesta) que vai se casar com Juan (Roger Casamajor) e Laura
(Penélope Cruz) e seu marido argentino (Ricardo Darín).
Mariana, com seus filhos Felipe e Rocio (Sara Sálamo), e Ana, vivem na casa do pai.
São muitos personagens, mas o drama toca de mais perto a Laura e sua filha adolescente, Irene (Carla Campra), que chegaram da Argentina para o casamento de Ana, a irmã mais nova.
A única ausência notada é a do marido de Laura (Ricardo Darín) que não pode vir para a festa. Seus motivos pessoais parecem obscuros e dão lugar a comentários de todo tipo.
Outro personagem que tem papel importante na trama é Paco (Javier Bardem), que foi namorado de Laura na juventude e agora é casado com Bea (Barbara Lennie).
E o drama acontece durante a festa de casamento. Irene, a filha de Laura é sequestrada.
O roteiro escrito pelo diretor Fahadi dá a todos os personagens seus holofotes e, apesar de Laura, Paco e Alessandro serem o foco principal, outros personagens aparecem e assumem o protagonismo.
Por causa do sequestro são revividos traumas antigos que tocam a todos naquela família e envolvem até mesmo habitantes da aldeia onde sempre moraram.
Javier Bardem está ótimo e bonitão e Penélope Cruz, sua mulher na vida real, passa da mais pura alegria e beleza a uma mulher sofrida, envolvida em segredos do passado.
Fahadi mostra que é mestre em montar um suspense que vai colocando a plateia na ponta da cadeira do cinema e o final é até menos importante que toda a história que foi contada.
“Todos já Sabem” é um filme que demonstra a versatilidade de Asghar Fahadi que tem o poder de agradar a todo tipo de público, sem nunca perder sua arte e sensibilidade.

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