Direção: Cédric Klapish
Cada etapa da vida tem complicações diferentes. Pelo
menos é o que chegamos à conclusão, depois que superamos as quatro primeiras
décadas de existência. Já sabemos, a essas alturas, que tudo depende de como
fazemos nossas escolhas, e da sorte e talento com que lidamos com o acaso e os
imprevistos provocados pelos outros. E já não cobramos uma existência linear.
Aprendemos a lidar com os altos e baixos e com as curvas do caminho. Bem, quase
todos nós.
O escritor francês de 40 anos, Xavier (Romain Duris),
por exemplo, acha que sua vida fica cada vez mais complicada e sonha com a
linearidade de uma reta que conduza de A para B. Para ele, linearidade rima com
felicidade. Ele quer casamento, amor, filhos, livros, amigos e
basta.
Seu editor, que aparece pelo Skype para saber a quantas
anda o livro que ele escreve no momento, pontifica:
“- A felicidade não interessa para a
literatura.”
“ - Mas eu estou falando da vida”, geme
Xavier.
“ - E eu, da narrativa
literária.”
O caso é que Xavier está separado de Wendy ( a bela
Kelly Reilly) com quem tem dois filhos e foi casado por 10 anos. E isso
aconteceu porque ele resolveu ajudar a amiga Isabelle (Cécile de France),
lésbica que queria um bebê, a engravidar, com seu esperma
doado.
O casamento que já não ia bem, acabou e Wendy levou os
dois filhos do casal para Nova York, onde ela foi morar com John (Peter
Hermann), alto, rico e bonitão.
Xavier ouve de sua mãe:
“- Mas você vai repetir o erro que eu e seu pai fizemos?
E as crianças? Não vá fazer o que seu pai fez com
você!”
E lá vai ele para Nova York, para ficar perto dos
filhos. E implicar com Wendy desde o momento em que conheceu
John.
E com quem ele mora? Foi se abrigar com a dupla Isabelle
e Ju, mães do outro filho dele.
Audrey Tautou também aparece, adorável, falando chinês
correntemente.
Cédric Kaplich encerra com “Enigma Chinês” ( não é
enigma mas sim quebra-cabeças ou “puzzle”, na tradução correta do título), a
trilogia que ele começou com os mesmos atores e personagens em “Albergue
Espanhol” 2002 e “Bonecas Russas”2005. Mas não é necessário ter visto os dois
primeiros para entender o último.
“Enigma Chinês” é leve e divertido e sua narrativa não é
linear. As peças vão se encaixando aos poucos, no decorrer da
história.
O filme fala de uma geração que está com 40 anos e
valoriza os filhos, frutos principalmente de casamentos já desfeitos. Há um
sub-texto que trata da nostalgia da durabilidade dos laços afetivos e da força
do amor na vida
das pessoas.
Mas “Enigma Chinês” ri até quando filosofa. Hegel e
Schopenhauer, personagens do filme, que o digam.
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