domingo, 7 de novembro de 2010

Ondine






“Ondine”- Estados Unidos, 2010

Direção : Neil Jordan







As sereias são seres mitológicos muito antigos. Já na época dos primeiros gregos falava-se delas como a incorporação da mulher fatal. Seu canto levaria os pescadores à morte. Os homens seriam seres indefesos face à atração do seu canto pois, ouvindo-o, atiravam-se às águas, afogando-se em busca das delícias prometidas pelo seu canto sedutor.

O mais famoso herói da Grécia antiga, Ulisses, teria sido o único mortal a ter conseguido escutar o canto das sereias e sobrevivido graças ao estratagema de ensurdecer os marinheiros com cera de abelhas nos ouvidos e atar-se com cordas ao mastro da embarcação que rodearia a rocha das sereias. Escutado o canto e poupado da morte pelos marinheiros “surdos”, que não o desataram do mastro, já que não ouviam suas súplicas, Ulisses representa o homem inteligente que consegue satisfazer os seus desejos, sem atrair para si a morte invejosa.

É com uma versão dessa história que brinca o filme ”Ondine”.

Estamos na Irlanda de Neil Jordan, diretor dos famosos “The Crying Game” (1992) e “Entrevista com o vampiro”(1994 ). É ele que assina a direção do filme que usa o nome das sereias da França, que significa “aquelas que vem do mar”.

Estrelado pelo ator irlandês Colin Farrel, o filme “Ondine” conta uma história na qual um pescador, Syracuse, lança uma rede ao mar e pesca uma “sereia”, vivida pela bela cantora de origem polonesa, mas nascida no México, Alicja Bachleda.

A filha do pescador, Annie (Alison Barry), que sofre de insuficiência renal, menina inteligente mas carente, que mora com a mãe e vive numa cadeira de rodas, acredita que a mulher pescada pelo pai é uma “selkie”, ou seja, uma foca/mulher que, desvestida de sua pele, a enterra para poder viver um romance no mundo dos humanos, por sete anos. O melhor disso tudo seria que o desejo de uma dessas “sereias”conseguiria transformar a pobre Annie, que usa uma cadeira de rodas, em pessoa saudável e ao mesmo tempo curar o alcoolismo do pescador , seu pai, por amor.

Estamos longe da “sereia” fatal da Grécia. O mito da “selkie”, derivado daquele que gerou a sereia do mar Egeu, seria regenerador na Escócia e Irlanda.

A bela fotografia de Christopher Doyle aumenta o poder de sedução da lenda e faz com que Ondine seja no filme o centro de atenções do pai e da filha.

Sentimos, porém, que algo vai mal porque a fotografia abusa dos tons aquosos turvos e das silhuetas escuras que aumentam o mistério em torno à verdadeira identidade de Ondine.

Mas a história encanta até o fim porque o mundo das águas impera com sua magia e esperança, através dos olhos de uma menina que ama o pai e que quer vê-lo feliz e domesticado por uma criatura da natureza selvagem, uma foca encantada, uma “selkie”, que a faria tornar-se saudável e feliz. Porque ninguém melhor que uma criatura dessas para entender o desejo de Annie de voltar a andar pelas próprias pernas.

O tema do ser encantado, que libertado, concede desejos aos humanos responsáveis por essa liberdade, tal qual o gênio da lâmpada de Alladin, é base de muitas histórias que até hoje são contadas às crianças por adultos que ainda se lembram delas.

“Ondine”, o filme que fala do mundo dos seres das histórias míticas, pode agradar a muitos humanos românticos, que ainda acreditam e esperam que seus desejos se realizem, de uma forma ou de outra.


7 comentários:

  1. Uma vez li isto e nunca mais esqueci:
    "As sereias, porém, possuem uma arma ainda mais poderosa do que seu canto: seu silêncio..." de Franz Kafka.
    Tenho absoluta certeza de ter ouvido o canto e ter ouvido o silêncio e penso que o silêncio é bem pior.

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  2. Sylvia querida,
    O desprezo é mesmo pior do que a sedução...

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  3. Qdo eu crescer, quero mesmo ser como a Eleonora.
    Parece que tudo que pra mim ainda é motivo de angústia, pra ela já é reflexão pronta.

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  4. Assiti outro dia este filme. Realmente encantador!

    muitos beijos

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  5. Quando penso no silêncio das sereias, penso nas pessoas, casais, famílias, que fogem de todas as tentações, do conflito, do imponderável e tentam transformar a vida num teorema com o c.q.d (como queríamos demonstrar) final.
    Pasolini fez um filme chamado TEOREMA, onde vai desmontando um por um todos os membros de uma família mto bem constituída, de ouvidos bem tapados, evitando a sedução das sereias, mas no fundo, construindo as casas de palha e madeira, como na história dos 3 porquinhos.
    hahaha... e eu sp esperando um "pq non te calas, Sylvia"? da Eleonora.

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  6. Sylvia querida,
    Não tinha lido esse seu último comentário. E olha a maravilha: no texto que eu postei hoje de manhã, eu cito o Teorema do Pasolini! Ora, uma coisa é certa. Nós nos impressionamos com os mesmos filmes.
    Como diria Jung:quanta sincronicidade!
    Bjs

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  7. Eu vi que vc citou TEOREMA e fiquei contente.
    Hj choveu o dia inteiro, mas agora à noite, uma tímida lua se insinua no céu.
    Para todos nós, não é?
    Hétero ou homo, de todas as cores, todas as nacionalidades e todas as regionalidades, todas as religiões, todas as crenças, todas as idades e classes sociais.
    E um dia, todos seremos pó, menos os que decidirem pela cremação, pq estes serão cinza.

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