sexta-feira, 11 de setembro de 2020

 



“Dukhtar”- “ Daughter-Filha”, Paquistão, 2014

Direção: Afia Nathaniel

 

Um rio de águas azuis leva numa canoa vermelha uma mulher vestida de rosa, com longos cabelos escuros. Ela olha a estrada brilhante que o sol ilumina no rio.

Mas tudo era um sonho que faz com que ela acorde intrigada. A jovem mãe de uma menina de 10 anos, casara aos 15 com um homem bem mais velho que ela.

Assim é no Paquistão, onde duas meninas constroem uma casa de bonecas com lascas de pedras. A mesma pedra das montanhas que rodeiam aquele vale com picos nevados.

A mais jovem diz que quer ter uma casa como aquela:

“- Então você vai ter que esperar. Só mulheres casadas tem direito a ter uma casa. ”

A pequena é inocente e a maior acha que não é a hora de contar o que sabe. Diz apenas:

“- Depois de casar você também vai ter filhos. ”

“Como é que se faz um bebê? “ pergunta a pequena.

“- Isso também é um segredo. ”

Mas a menina insiste e finalmente a maior responde  que quando sua irmã casou, disse para ela que quando um rapaz olha uma moça e ela também olha para ele, um bebê começa a crescer na barriga dela.

“- Por isso seu pai não deixa você sair de casa “ acrescenta.

A aldeia em que vivem está muito longe do resto do mundo. A vida é simples e as cores que vestem as mulheres são belas como as árvores amarelas do vale. Mas a paisagem dos picos é só rocha e neve.

Infelizmente, a natureza humana é a mesma em toda a parte. E o pai da menina pequena, que é um chefe local, vai ter que seguir a tradição cruel que não leva em conta os sentimentos das mulheres.

Há uma inimizade antiga com um grupo que vive não longe dali. Muitos já morreram por causa dessa inimizade. A única coisa que pode fazer cessar uma  vingança sem fim é a filha do líder casar-se com o chefe do outro clã. A paz será selada com esse casamento.

Agora entendemos o ar tristonho da mãe da menina. Ela mesma tivera um destino igual, casando-se com um marido muito mais velho e rude, porque seu pai assim decidira.

E quando chega um amigo para visitá-los, a troca de olhares do homem bem mais jovem que o chefe e a mãe da menina, adivinhamos que vai acontecer algo inesperado. Ele aproveita um momento a sós com ela e sussurra :

“- Sei que você é infeliz. Eu queria ter pedido você em casamento mas seu pai já havia dado sua palavra... mas se ficar viúva...”

A vida das mulheres não é fácil nessas montanhas. Sofrem sozinhas e obedecem ao pai e ao marido. Aliás os homens vivem brigando, se vingando pela lei do olho por olho, são desconfiados e rudes.

Mas um ato de rebeldia pode mudar essa sequência de injustiças e crueldade.

O filme “Daughter” é singelo e além de mostrar a tradição desse povo, vai também seguir mãe filha em sua busca pela liberdade e o direito de decidir a própria vida.



Nenhum comentário:

Postar um comentário